5 de outubro de 2012

Benedito - Bendito sejas o Santo Cozinheiro!

São Benedito foi o primeiro santo apresentado a criança que anos depois daria vida a Drag Queen Dindry Buck, sua avó afetiva Elisa Maria de Jesus lhe deu uma imagem do santo de presente e o irrequieto Albert fazia dele seu brinquedo, até que sua mãe toma-lhe o santo e coloca no lugar devido: o oratório.

Benedito nasceu em 5 de outubro de 1526, na ilha da Sicília, na Itália, era filho de escravos negros da Etiópia (antiga Abissínia) que foram vendidos na ilha e mais tarde libertos por seus senhores. Desde pequeno, sofreu preconceitos por causa da sua cor, cresceu trabalhando com o pai nas montanhas da ilha, como pastor de ovelhas e lavrador, sempre demonstrando muito apego a Deus e a religião. Em 1547, já com 21 anos, um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis o chamou para viver entre eles. Na irmandade exercia a função de simples cozinheiro, era apenas um irmão leigo e analfabeto, mas a sabedoria e o discernimento que demonstrava, fizeram com que os superiores o nomeassem mestre de noviços e mais tarde ele foi eleito o superior daquele convento.
Fez votos de pobreza, obediência e castidade, se tornando um religioso exemplar, primando pelo espírito de oração, humildade, obediência e pela alegria numa vida de extrema penitência.
A Igreja Católica declarou Benedito "Santo" após um longo processo canônico, que durou mais de duzentos anos. Em 1763, o Papa Clemente XIII beatificou o humilde franciscano e grandes festas foram realizadas em louvor ao santo negro, em muitos países do mundo, inclusive no Brasil.

Oração de São Benedito
São Benedito, filho de escravos, que encontrastes a verdadeira liberdade servindo a Deus e aos irmãos, independente de raça e de cor, livrai-me de toda a escravidão, venha ela dos homens ou dos vícios, e ajudai-me a desalojar de meu coração toda a segregação e a reconhecer todos os homens por meus irmãos.
Ó são Benedito, modelo admirável de caridade e humildade, por vosso ardente amor à Maria Santíssima que colocou seu divino Filho em vossos braços, por aquela suave doçura com que Jesus encheu o vosso coração, eu vos suplico: Socorrei-me em todas as minhas necessidades e alcançai-me de modo especial, a graça que neste momento vos peço (fazer o pedido).
Ó são Benedito, intercedei por mim que a vós recorro confiante.
Vós que fostes tão maravilhoso e pródigo no atendimento dos vossos devotos, atendei a minha súplica e concedei-me o que vos peço.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...