2 de julho de 2012

Educação - Preconceito se combate em casa

Recentemente aconteceram alguns episódios na vida da Drag Queen Dindry Buck que a fez refletir o quão é de vital importância o papel dos pais na educação dos filhos e na quebra de todo e qualquer tipo de preconceito.
1- A imagem que ilustra essa matéria, logo no início, tem um significado tão grande, em todos os sentidos, que só relatando a história para quem ler ficar a par do que se fala:
Eduardo Moraes, competente fotógrafo e jornalista do "universo LGBT" recentemente ganhou uma irmã, da união do seu pai com uma outra mulher (este ficou viúvo) e Edu acabou ganhando uma madrasta e sua irmã, a bela Isabella, hoje com 5 anos, é fruto da união do pai com sua madrasta.
Sempre que pode Eduardo leva sua irmã para alguns eventos voltados para a Diversidade, como esse da foto: O Gay Day que aconteceu no Playcenter no ano de 2011.
Recentemente, na escolinha da Isabella, a professora foi confeccionar com os alunos bandeirolas para a festa junina e na bandeirola a criança teria que colocar uma foto que representasse a alegria das festas e pessoas que significassem algo em sua vida. Para surpresa do Eduardo, Isabella escolheu a foto feita com as Drags Queens Nyna Ca$h, Dindry Buck e Sissi Girl no Gay Day de 2011. O pai perguntou para a filha porque ela queria a foto e se tinha certeza que era essa foto que ela levaria e ela logo respondeu: "eu gosto da foto e é essa foto que eu quero levar". Edu, ficou de prontidão caso acontecesse algum episódio de homofobia na escola, mas tudo foi tratado com naturalidade e está ai a bandeirola mais que colorida da Isabella.

2- Festa de casamento no interior de São Paulo, apesar do buffet ser num sítio bucólico e chiquérrimo o comportamento dos noivos e alguns convidados não tinha nada de elegante. Dava para notar o reflexo da criação dos adultos no comportamento das crianças. Assim que Dindry Buck terminou o árduo trabalho, algumas meninas (fato INÉDITO) vieram atrás da Drag Queen perguntando o que ela era. Dindry, educadamente respondeu: "sou uma Drag Queen". Rapidamente as crianças, todas meninas começaram a falar: "você é Bic... Viad..." e gritavam como se a figura da Drag Queen fosse algo super incômodo. Fato nunca presenciado pela Drag Queen em quase 15 anos de carreira.
3- Festa de Aniversário. Família e amigos reunidos num almoço de domingo. Dindry Buck é a "estrela" da festa. Toda atenção é para ela que anima geral. Num determinado momento um dos convidados começa a elogiá-la e vai dar um beijo na Drag Queen. Os homens presentes começam a falar em coro: "ele gosta, ele gosta". O filho do mesmo olha a cena e pergunta: "você gosta???". O homem pede silêncio, todos se calam e ele responde: "Sabe porque o papai gosta, filho? Porque é um artista, talentoso, super profissional e que trouxe diversão a todos aqui na festa". O homem é ovacionado.
4- Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (São Paulo - Zona Norte). A Drag Queen Dindry Buck é convida para ministrar uma Oficina de Drag Queen para um seleto grupo de futuros profissionais e assim que adentra o local, frequentado por todo tipo de público, em sua maioria jovens, é seguida por três adolescentes que a elogiam muito. Assim que ela chega na sala onde aconteceria a oficina, os garotos ficam observando-a da janela, a Drag Queen convida-os para entrar e eles encantados começam a questionar como se dá o processo de toda aquela transformação. Uma curiosidade totalmente desprovida de preconceito, cheia de ingenuidade e inocência.
As crianças são o reflexo do que vêem e suas casas, de modo especial dos seus pais. E essas crianças serão os futuros adultos que irão construir nossa sociedade, seja de forma positiva ou negativa. Isso depende da criação recebida.
Fica aqui o recado da Drag Queen Dindry Buck: "Pais e mães, muito cuidado com o que falam em casa, com as piadinhas que para vocês não pode tem significado nenhum, mas na cabeça das crianças cai como uma bomba, criando assim futuros "monstros" repletos de preconceito e ódio. O Preconceito tem cura, assim como a Homofobia: EDUCAÇÃO e Criminalização.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...