27 de abril de 2012

Santa Zita - Padroeira das Empregadas Domésticas

Hoje, 27 de abril é comemorado o dia de Santa Zita, padroeira das Empregadas Domésticas.
Zita era uma empregada domestica, nascida em Monte Sagrati, Itália em 1218. Com a idade de 12 anos começou a trabalhar para a família dos Fratinelle, comerciante de lã e outros tecidos em Lucca.
Logo outros serventes não gostaram dela porque ela trabalhava muito, e bem e era muito boa para os outros. Além disso dava comida e roupa para os pobres, inclusive as dos seus empregadores. Mais tarde ela conseguiu o respeito dos membros da família. 
De acordo com a tradição, os outros serventes finalmente ficaram convencidos que ela era uma santa, porque um dia encontraram um anjo fazendo os pães e outro lavando a roupa, no lugar de Santa Zita, que atendia a um pobre doente a porta da casa.
Durante toda a sua vida ela trabalhou a favor dos pobres, doentes e outros sofredores e lastimava que criminosos ficassem na prisão sem fazer nada. Ela foi uma das que defendia a causa que os criminosos prisioneiros deveriam ter que ajudar aos pobres e doentes. A ela foi creditado uma série de milagres.
Foi canonizada em 1696 e é a padroeira das empregados domésticas e na arte litúrgica da Igreja é mostrada com um saco, pedaços de pão e um rosário ou ainda atendendo a um pedinte a porta de casa.
Um dos casos mais intrigantes de incorrupção é o de Santa Zita (1218-1278), que viveu em Lucca, na Itália. Quando morreu, foi sepultada numa cova comum. Exumado três séculos depois, seu corpo estava completo e intacto. Sem nenhum sinal de manipulação. Permanece assim até hoje, passados mais de 700 anos. "É uma bela múmia", diz o legista italiano Gino Fornaciari, da Universidade de Pisa, que já examinou vários "incorruptíveis".

Oração de Santa Zita
Ó Santa Zita, que no humilde trabalho doméstico soubestes ser solícita como foi Marta quando servia Jesus em Betânia, e piedosa como Maria Madalena, aos pés do mesmo Jesus, ajudai-me a suportar com ânimo e paciência todos os sacrifícios que impõem meus trabalhos domésticos. Ajudai me a tratar as pessoas da família que sirvo como se fossem meus irmãos.
Ò Deus recebei o meu trabalho, o meu cansaço e minhas tribulações, e pela intercessão de Santa Zita, daí-me forças para cumprir sempre meus deveres, para merecer o reconhecimento dos que sirvo e a recompensa eterna no céu.
Santa Zita ajudai-me, Amém

Um comentário:

Anônimo disse...

O que seria das madanes, se ñ teria as empregadas domésticas que trabalham digninamente;e muitas vezes não serem tratadas com o respeito mereçido?????????????

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...